Transtornos

Usuários de transporte coletivo reclamam de atrasos e buracos nas vias do Laranjal

Segundo relatos, demora para chegada dos ônibus têm sido maiores nos finais de semana

Foto: Italo Santos - Especial DP - Quem utiliza o transporte coletivo reclama dos problemas constantes

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

O atraso no itinerários dos ônibus que transitam na linha Laranjal tem afetado a vida de pelotenses que dependem do transporte coletivo para se locomover. A situação tem apresentado mais complicações especialmente nos finais de semana, quando na temporada de verão há um aumento da circulação de pessoas nessa linha. De acordo com o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), no verão sempre ocorre ampliação de horários, principalmente em dias de eventos.

Uma usuária moradora do Laranjal, que optou não se identificar, contou que devido ao lapso entre alguns ônibus há uma confusão entre os que saem com os que deveriam sair naquele horário. "No horário que tem Laranjal sai o Balneário dos Prazeres, na hora do Balneário dos Prazeres sai o outro Laranjal", expôs a mulher. Segundo ela, em certa ocasião, no final de semana o tempo de espera na parada chegou a meia hora. "O último ônibus no final de semana tem saído às 20h30min, que faz todas as linhas (Balneários dos Prazeres, Colônia Z-3 e Laranjal) [...] então, poderia ter mais ônibus agora no verão", cobrou.

Já Janiel Xavier, de 37 anos, diz que o problema não se limita somente ao Laranjal. Morador do bairro Guabiroba, utiliza paradas de ônibus diferentes por estar tentando obter alguma renda como vendedor de balas de goma. Ele revela que a demora tem sido fora do comum nos finais de semana, e que o problema não se limita apenas à parada da via Laranjal, como também em outras da cidade. "Eu acho que falta mais ônibus nos sábados e domingos, também chegar no horário, porque eu fico quase 20 minutos em uma parada", reclamou. Já a moradora do Laranjal, Nara Beatriz, de 56 anos, afirma que, além dos atrasos e escassez de horários nos domingos, o grande número de buracos nas vias é outro problema sério que afeta a linha Valverde, e leva alguns ônibus inclusive a alterarem a rota.

O que diz a Prefeitura

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, explica que os atrasos dos ônibus se devem às obras grandes que afetaram a região do Laranjal, como a requalificação da avenida Ferreira Vianna e a reforma nas cabeceiras da ponte do Laranjal. As chuvas excessivas de setembro e outubro dificultaram, conforme Al Alam, na recuperação de algumas vias, o que também gerou atrasos em determinados períodos. "Entraremos agora com mais horários nos finais de semana para o Laranjal. Nos outros itinerários não temos demanda que justifique aumento de horários nos domingos e estamos trabalhando sempre para melhora dos horários nos dias úteis e nos horários de pico", disse.

O que diz o CTCP

Na mesma linha, o diretor-executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães, admitiu que os atrasos nos finais de semana realmente aconteceram devido às obras ocasionais que vinham sendo realizadas na ponte do Laranjal e na avenida Ferreira Viana, e geraram problemas. Além disso, apontou que sempre há uma ampliação com horários especiais no verão para o Laranjal, "especialmente em dias de eventos e de acordo com a demanda". Conforme o gestor, os finais de semana tem uma média de 40% dos horários de um dia útil e cerca de 8% da demanda. "É totalmente desproporcional", considera.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação infantil avança em 2023, mas ainda é inferior ao necessário Anterior

Vacinação infantil avança em 2023, mas ainda é inferior ao necessário

Pelotas se prepara para receber show de Réveillon no Laranjal Próximo

Pelotas se prepara para receber show de Réveillon no Laranjal

Deixe seu comentário